Notícias › 10/04/2017

X ENCONTRO DE COROS DA SEMANA SANTA

coral (7)Guaratinguetá (SP) – No último sábado (08/04) aconteceu na Capela do Seminário Franciscano Frei Galvão o X Encontro de Coros da Semana Santa, o mesmo teve a participação dos Frades, Postulantes, das Irmãs Franciscanas e toda a comunidade. Foi um momento de encantamento e, claro, uma boa música.

O Encontro de Coros acontece há 10 anos no período que antecede a Páscoa com repertório alusivo a este período. E nesse ano, sendo jubilar, o Seminário Franciscano Frei Galvão foi agraciado em acolher mais uma vez este evento.

Com direção Musical foi de Rafael Braga e Sandra Mendes Sampaio o X Encontro de Coros contou com a participação dos corais Coral ADC – CTA, Coral da FEG – Unesp, Coral ICT – Unesp, Coral Libertano Associação Cultural, Schola Cantorum Tagaste e também dos Músicos Lucy Rempel – Piano e Samuel Pereira Lopes – Violoncelo.

Neste ano, em que se comemora o aniversário de uma década da realização do Encontro de Coros foi escolhido um belíssimo repertório de Gabriel Fauré (1845 – 1924) um dos mais proeminentes compositores de sua geração, também organista, pianista e importante professor tendo entre seus celebres alunos ninguém menos do que Maurice Ravel (1875 – 1937). Sua musica abre caminho para um dos mais significativos movimentos musicais da virada dos séculos XIX – XX, o Impressionismo, trazendo nela muitos dos elementos que caracterizam tal movimento. A Obra central que os corais escolheram é o famoso “Requiém em Ré Menor” Op. 48 composto entre 1887 – 1890, descrito pelo compositor como uma obra “dominada do principio ao fim por um sentimento profundamente humano de fé no descanso eterno”.

Após a apresentação, a noite foi concluída com uma confraternização entre todos os presentes.

Vida longa ao Encontro De Coros da Semana Santa! Que este possa ser sempre um momento de fruição e reflexão sobre a significação da Páscoa ao longo dos séculos: a libertação e a renovação da vida.

Texto e adaptação: Organização do Encontro de Coros e Franklin Matheus | Fotos: Yves Leite

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.