Notícias, Sem categoria › 06/03/2017

Seminário Franciscano Frei Galvão – 75 anos de história

Guaratinguetá (SP) – Todas as fraternidades da Província Franciscana Imaculada Conceição do Brasil possuem características únicas de como viver e transmitir o carisma Franciscano e foi exatamente isso que se pôde perceber neste domingo, 05 de março, no Seminário Franciscano Frei Galvão, durante abertura oficial do Jubileu em comemoração aos 75 anos de sua fundação.

Inaugurado em 1942, o Seminário contribuiu para a formação de inúmeros jovens e adultos advindos de diversas partes do país que se preparavam para ingressar na vida religiosa franciscana. É uma casa que esbanja religiosidade e carisma Franciscano por todos os lados, por conta disso, é também um ponto de referência na acolhida aos romeiros, devotos de Frei Galvão.

jubileu-75-anos (9)

Procissão de entrada na missa do Jubileu

A missa teve inicio às 9h30; foi celebrada pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel e contou a presença da Fraternidade do Seminário Franciscano Frei Galvão, junto com os postulantes e toda a comunidade reunida. Frei Fidêncio ressaltou a importância do Seminário para a Província: “Esta é uma casa muito significativa para a Província e para Guaratinguetá, eu, inclusive, trabalhei por três anos aqui. Nesta casa os romeiros levam uma mensagem de paz, amor, tranquilidade e alegria”. Durante a homilia fez diversas considerações sobre o Seminário, a respeito de sua história nestes 75 anos que começou como um Seminário Menor acolhendo as vocações de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Depois deu um passo novo para a Província, acolhendo jovens e adultos no SEVOA, permanecendo 25 anos com esse trabalho. E agora já está completando 27 anos como postulantado. “Foram rostos diferentes de uma caminhada e história sem perder a sua missão de animar e formar vocações”.

Falando da primeira missão do Seminário de formar os jovens para a entrada no noviciado, Frei Fidêncio leu um trecho da carta de um seminarista que encontrou nos arquivos da Província: “Ser realmente um seminarista é ser um apostolo antecipado da grande missão da igreja, ser um líder da sociedade! Do filho de Guaratinguetá Dom Luis Cappio. O Seminário cumpriu essa missão, formou apóstolos religiosos e também famílias para a sociedade. Temos tanta coisa bonita para louvar e agradecer”.

jubileu-75-anos (12)

Fraternidade do Seminário e Frei Fidêncio na missa

Na sequencia Frei Fidêncio comentou a respeito da segunda missão da Casa, a acolhida aos romeiros. “Após a beatificação de Frei Galvão o Seminário ganhou uma nova cara, acolhendo romeiros que vêm a agradecer a Mãe de Deus em Aparecida e pedir a Deus pela intercessão de Frei Galvão aqui em Guaratinguetá.” “Ao celebrar 75 anos temos que olhar pra frente com esperança e alegria. Oxalá que essa casa nunca perca sua missão tão bonita, sagrada e importante” concluiu Frei Fidêncio.

Crônicas do Seminário e Relíquia de Frei Galvão

Crônicas do Seminário Frei Galvão e Relíquia

Durante a Apresentação das Ofertas, Frei Soneca motivou a comunidade a, em silêncio, colocar no altar a sua intenção particular. Junto com os dons do Pão e do Vinho postulantes e lideranças da comunidade apresentaram o Livro de Crônicas e a relíquia de Frei Galvão. “O Livro de Crônicas representa toda a história do Seminário e de todos os frades e postulantes que passaram por essa casa. E a relíquia de Frei Galvão, é a representação de cada benfeitor que passou pelo Seminário e saiu renovado e em paz”, disse Frei Soneca.

jubileu-75-anos (37)

Comunidade reunida na missa

Outro momento emocionante foi após a Comunhão, quando Frei Walter Hugo leu um pequeno texto sobre como o Seminário foi importante para a sua vida, para inúmeros frades e para a cidade de Guaratinguetá. “Aqui é o meu primeiro amor e, como vocês sabem nunca se esquece do primeiro amor. Esta casa está sempre presente nas minhas orações”. E a comunidade, representada pelo senhor Alceu, falou sobre a importância do seminário na vida de todo povo.

Após a celebração foi inaugurada uma Exposição de Fotos do Seminário que faz memória dos 75 anos do Seminário Franciscano Frei Galvão.

Ao longo do ano, inúmeras atividades irão acontecer no Seminário e no seu entorno. Uma programação mensal que envolverá toda a comunidade está sendo preparada pela Fraternidade para que a comemoração do Jubileu seja tão especial quanto à importância que essa fraternidade tem para a formação, para a cidade de Guaratinguetá e para os mais de 7 mil romeiros que visitam o Seminário Franciscano Frei Galvão mensalmente.

Abaixo alguns eventos para celebração da programação do Jubileu:

Retiro Franciscano

Luau Mariano

Exposição de Imagens de Nossa Senhora

Atividade Vocacional nas escolas e grupos de jovens

Festa Caipira

Acampamento Jovem

Lançamento do Livro

Tríduo da Festa de São Francisco

Abertura da Exposição de Presépios

Exposição de Quadros da Missão em Angola

Apresentação de Corais

Encontro de Ex-Alunos

Luau Franciscano

 

Por: Marcelo Tadeu e Franklin Matheus

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.