2007-2017 – 10 anos da canonização de Frei Galvão

10-anos-frei-galvao

2007-2017 – 10 anos da canonização de Frei Galvão

Milagre da Beatificação Milagre da Canonização
Homília da Beatificação – Papa João Paulo II Homília da Canonização – Papa Bento XVI

Para que o primeiro Santo Brasileiro, Frei Antônio de Sant’Anna Galvão fosse Canonizado, isto é, para que a Igreja o reconhecesse como Santo, um modelo de vida cristã, todos os processos do mundo não seriam suficientes se a sua vida não fosse um testemunho fiel de fé e de amor.

A forma como Frei Galvão se dedicou a Igreja, a Jesus Cristo e ao povo de Deus ao longo dos seus 83 anos falam muito a respeito deste frade franciscano filho do Vale do Paraíba, arquiteto, construtor, fundador e criador das Pílulas de Fé. A sua história de vida seria um grande motivo para a sua canonização. Porém, só depois de, aproximadamente, 100 anos da sua morte, em 1938, é que se inicia o primeiro Processo para a sua Beatificação e Canonização.

A Beatificação de Frei Galvão se deu em Roma, no dia 25 de outubro de 1998 pelo Papa João Paulo II, após quatro processos (1938, 1949, 1969 e 1980). Nesta ocasião o Papa proclamou que Frei Galvão é um homem da Caridade e da Paz pelas suas obras como frade menor.

beatificacao

Beatificação – Roma – 1998

No dia 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI na sua visita ao Brasil, elevou Santo Antônio de Sant’Anna Galvão à honra dos altares diante de 1 milhão pessoas. Após anos de espera, finalmente, o primeiro santo nascido no Brasil foi proclamado pela Igreja, por suas boas obras e milagres em favor do povo, de modo particular as gestantes que atestam seus milagres de Beatificação de Canonização.

canonizacao

Missa de Canonização – São Paulo – 2007

Ainda hoje, Frei Galvão é invocado como o protetor das gestantes e dos agonizantes. Ele também é o padroeiro dos arquitetos, construtores e engenheiros, por conta da construção do Mosteiro da Luz na cidade de São Paulo. E Pílulas de Frei Galvão continuam a ser confeccionadas e distribuídas como um sinal devocional de fé para todo o povo de Deus.