Vocacional › 16/11/2016

Estágio Vocacional Franciscano – Guaratinguetá 2016

91Entre os dias 12 a 15 de novembro de 2016, o Seminário Franciscano Frei Galvão de Guaratinguetá acolheu 20 jovens de diversos estados brasileiros, que aqui participaram do Estágio Vocacional Franciscano 2016, encerrando nele o ano de acompanhamento individual.

O encontro que é “porta de entrada” para o processo formativo franciscano, foi coordenado pelos freis Diego Melo e Edvaldo Batista Soares do SAV (Serviço de Animação Vocacional). Nele os participantes puderam compreender melhor o “jeito de ser franciscano” em nossos dias, tirando dúvidas e participando do cotidiano dos postulantes que residem nesta casa formativa.

Em consonância com o Capítulo Provincial de 2016, também conheceram os critérios da animação vocacional e o funcionamento das 5 frentes de Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, entre outros assuntos de igual importância, combinando momentos de descontração, partilha e oração.

21Ainda durante esta experiência, os vocacionados visitaram o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no qual participaram da missa e rezaram aos pés da imagem de Maria, a grande vocacionada de Deus e modelo de todas as vocações.

No domingo (13/11) em momento de grande emoção, Frei Edvaldo, sacerdote recém-ordenado, celebrou pela primeira vez, nesta que já foi sua casa formativa.

Na noite cultural, diversas apresentações de música, poesia e teatro com temática franciscana uniram ainda mais os frades, postulantes e vocacionados.

O encerramento do estágio deu-se com uma missa, na qual cada vocacionado recebeu um “Tau”, sinalizando seu desejo de aderir ao ideal de vida e à espiritualidade franciscana.

44

Vocacionados participando da noite cultural

Nos próximos dias, os vocacionados receberão em suas casas a visita dos animadores vocacionais, para que familiares e frades possam conhecer-se mutuamente, estreitando laços de amizade, confiança e compromisso.

Estiveram presentes nesta experiência franciscana jovens dos seguintes estados.

São Paulo – 12 vocacionados

Espírito Santo – 5 vocacionados

Rio de Janeiro – 2 vocacionados

Paraná – 1 vocacionado

Santa Catarina – nenhum vocacionado

A equipe do SAV agradece a colaboração das fraternidades e o empenho dos frades animadores vocacionais locais. Deus os abençoe! Paz e Bem!

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.